Templo de PAESTUM !

Templo de PAESTUM !
Idade "2.600" anos! Fica na regiao de Salerno, sul da Italia. Tombado pela Unesco como patrimonio da humanidade, o mais bem conservado da Italia! Olha o meu tamanho perto dele!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ROMA!!!

ROMA! Me rendi aos encantos dessa tumultuada cidade!!

Roma é "lindissima"! Tem todos os problemas de uma grande metropole, mas tem todo aquele charme e encanto de uma "senhora", segundo estatisticas é a cidade mais visitada por turistas no mundo!!!
E é muuuiiito facil entender o porque! Conheci Roma no inverno, as arvores (que sao muitas) todas desfolhadas, a primeira visao do "Lungo Tevere", me causou aquela sensaçao, " eu to na europa". A primeira grande obra que eu vi foi o "Palacio da Justiça", é imponente DEMAIS, naquele branco gasto, de marmore antigo, com estatuas imensas e belissimas!!! Um verdadeiro simbolo de poder!
Dizem que a construçao esta afundando, pelo peso do marmore!!!
Mas estao tomando as devidas providencias para que isso nao aconteça.


Fachada principal!! Detalhe de escultura , lindissimo!


Alguns dizem que Roma é suja!! ?? Carissimos...... Roma nao é "suja" , é antiga!!!!!
O que da um ar desgastado a tudo, creio eu, que seja "bem normal" isso haha!!
Ja imaginou como e quanto custa , conservar e organizar tudo isso???!!!

Os onibus que fazem a linha interna de Roma, sao otimos, com ar condicionado, "que funcionam" e limpos!!!
Ja o Metro..........quem conhece o Metro de Sao Paulo, com certeza tera uma grande decepçao........... o de Roma é sujo, pichado e mal cheiroso, que droga!
Mas sabe que eu adoro andar de Metro aqui , husuhsushausa, tem sempre uma atraçao para os novatos, vc pode encontrar um saxofonista a bordo, que ira te conduzir a alguns minutos de tranquilidade,( claro que esperando a gorjeta em seguida) , algumas vezes merecidas!
As pessoas sempre sao a principal atraçao, (eu me amarro em observar pessoas!), é um delirio!!! Sempre encontro seres bizarros, parecendo terem saido de um filme de " Woody Allen " ou de "Quentin Tarantino ", hahahahahaa!
E os turistas ??? Sao meu foco principal, sao lindos, agora no verao, com seus chapeuzinhos, (todos, sem excessao), para se protejerem do sol, e as garrafinhas de agua mineral nas maos, (todos, sem excessao 2), seus sorrisos e seu entusiasmo, as vezes diminuidos pelas mochilas pesadas nas costas .
O onibus de linha num. 64, é uma atraçao a parte, eu usei algumas vezes e foi um passeio turistico, ele sai da Estaçao "Termini" e passa ao lado da "Praça Sao Pedro", do Vaticano, dentro dele SEMPRE tem turistas, e a sensaçao dentro é de Torre de Babel, no bom sentido, com linguas diversas a todo instante.
Num dia desses, uma senhora muito fofa, francesa, me pediu informaçao!!?Primeiro: nao falo frances, segundo: falava na epoca pouco italiano....
Mas eu entendi a pergunta,( sabe Deus como haha), ela queria saber onde descia para ir ao Vaticano, entao eu perguntei: - Parla italiano?, e ela: - No.
E eu: - You speak English? , e ela:- No.
Ai eu respondi em bom portugues: - Filha, entao vai ser dificil eu te responder e ajudar...
Escutei nesse momento uma risadinha baixa, um "conterraneo" me olhava e disse em portugues :- Pois é , vai ser dificil!!
Resumo: Cuidado sempre ao se expressar na sua lingua madre, nao é dificil encontrar um brasileiro por ai, ja pensou se eu tivesse falado algo improprio ???? kkkkkkk !!!!
Mas a linguagem da MIMICA é oportuna, TODO mundo entende e é divertido!
Eu respondi com as maos, que era pra esperar eu dar o sinal, e assim foi, o casal frances desceu no lugar devido, sem necessidade de falarmos alguma lingua em comum e muito agradecidos !!!

Amo muito tudo isso!!!
Bjs da Vanessa!
Ciao!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário